quarta-feira, 11 de março de 2009

Djarum Black (Semana de Moda de Paris - Back To Black)



Post passado escrevi sobre Amy Winehouse e uma das minhas favoritas de seu repertório é "Back to Black", uma canção que versa sobre a volta ao passado negro(neste caso, luto comportamental), e não deixa de ser mais que apropriado usar este título para falar das coleções
apresentadas em recentes desfiles na Semana de Moda em Paris. O preto predominou nas criações de grifes como Lagerfeld, Givenchy e Yves Saint Laurent, o que pode ser tendência em estação de baixas temperaturas ou em tempos negros na economia mundial(mais uma vez ela, a crise); nada mais que natural. As coleções estão mais enxutas da cintura para baixo, volumosas em cima(ombreiras de novo não!), saias curtas, longas, terninhos, transparências, babados, anos 80 no ar.
Na década de 80 tivemos o período fortíssimo dark, em que andar vestido de preto total era um costume entre os jovens. Modismo? Pode ser, mas o fato é que desde que deixou de ser uma referência somente ao luto, o preto entrou na moda e se tornou uma cor - ou falta dela, ou reunião de todas elas, enfim! - clássica e sinônimo de elegância e bem vestir. O preto alonga, emagrece - quem não quer ser uma Gisele? - disfarça imperfeições(no corpo e na roupa), é básico. Se tens que ter uma única peça social em seu guarda-roupa, que seja preta; é o que dizem os especialistas, aja visto o famoso "pretinho básico"(indico leitura de "O Pretinho Básico", de Nancy Macdonell Smith, editora Planeta, 226pág.); mas vestir preto com intensidade pode refletir um estado de espírito introspectivo, um momento emocional não agradável, um humor fechado, e como dizem os espíritas, um "corpo fechado". O preto não reflete a alma, ele esconde, tranca, fecha, absorve e se repararmos bem, alguém vestido de preto passa uma impressão de auto-suficiência, de ser bem resolvido, de poucas palavras; de qualquer forma ele atrai, encanta e seduz, e o que é mais a moda senão atração e sedução? Black is beautiful.
Back to black!


GOLDEN LEAF TOBACCO LTDA

Um comentário:

Patsun disse...

acdc... rs provavelmente deves ter colocado por nao parar de pensar em mim. é o inconsciente falando.. hahaha
"Back in black, I hit the sack
I been too long, I'm glad to be back
Yes, I'm let loose from the noose
That's kept me hanging about"