sábado, 28 de março de 2009

Plaza (Momento Sonoterapia)



Hoje estou postando em profusão, tirei este sábado para ficar um pouco "off", falar o menos possível, ir à rua, nem pensar, e o computador nestes momentos é uma grande aliado. Na verdade tinha me programa para um dia, ou o final de semana como um todo, fazer sonoterapia, mas não consegui. Este era meu objetivo. Sonoterapia é diferente de estado off, que escrevi à respeito em post passado. Sonoterapia é aquele momento em que dormimos o maior tempo possível só interrompendo para a higiene pessoal e se alimentar, em alguns casos, até um ou ambos é deixado de lado.
No momento sonoterapia não é suficiente estar off, é preciso realmente desligar-se do mundo.
Sonoterapia tem lá sua descrição oficial (ver link abaixo), mas não vou aqui entrar neste mérito psicológico, para mim, serve para momentos em que não queremos ver, ouvir, falar, pensar e participar que seja da vida. É só por uns instantes, dias somente, depois se volta para o mundo dos vivos, onde os problemas podem não estar resolvidos, a realidade não se alterou, mas o olhar e a percepção podem estar diferentes. O desejado é que tudo estivesse mudado, alterado seu rumo, mas um pouco de sono não é suficiente para tanto. Apenas dá uma trégua para a mente, deixa os neurônios descansarem um pouco, os pensamentos se aquietarem.
Se me perguntar ser saudável ou não, não saberei responder, mas também mal não faz, é preciso saber o limite, claro, esta fuga da realidade não pode ser longa, porque o mundo não pára, e quando formos colocar o "pé na situação", encarar o mundo e os fatos como são, é preciso coragem, força e fé, muita fé, mas um pouco renovados, pelo menos, mais descansado que seja.
Nem sempre esta fuga estratégica, momentânea, tem uma relação direta com depressão ou que tais, funciona mesmo como uma breve ausência, aliás, ficar pensando e "matutando" sobre o mesmo assunto não nos leva à lugar algum; então, melhor deixar o corpo relaxar, a "poeira baixar" e recarregar as energias para seguir em frente, sempre em frente, afinal, não temos mesmo muito que pensar, é vida que segue.



http://www.icb.ufmg.br/lpf/revista/revista2/panorama/cap10.htm


Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: