sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Golden American Lights (Quanto Mais 'Curtis' Melhor - Uma Homenagem)

  
Como amante de cinema que sou e de suas estrelas, não poderia deixar passar em silêncio esta perda para o cinema mundial: Tony Curtis.
Lembro bem aquela tarde de domingo quando assisti pela primeira vez em tela grande "Quanto Mais Quente Melhor" - em um 'super poeira de Copacabana hoje boite Le Boy - esta deliciosa comédia de Billy Wilder em que Tony Curtis aparece travestido com o espetacular Jack Lemmon (idem travestido) e em companhia de ninguém menos que Marilyn Monroe ... um luxo só! 

Me tornei fã e passei a assisti-lo em vários outros grandes e bons filmes mas com certeza, este acima, é seu mais duradouro trabalho na lembrança dos cinéfilos. 


  



Curiosidades http://pt.wikipedia.org/ :
*Tony Curtis, nome artístico de Bernard Schwartz, (Nova York, 3 de junho de 1925 - Las Vegas, 30 de Setembro de 2010) foi umator norte-americano, popular desde os anos 50 e 60 por seu trabalho no cinema tendo participado de mais de cem filmes desde1949.
*em 1948, devido à bela aparência e aos olhos marcantes que o tornariam ídolo do público feminino nos anos seguintes, foi contratado pelo estúdio Universal de Hollywood, que lhe colocou em aulas de esgrima e montaria e trocou seu nome de batismo para Tony Curtis.
*Tony tornou-se pintor nos anos 80 e conseguiu grande sucesso nesta segunda atividade, que segundo ele era o seu principal interesse há anos, com seus quadros sendo vendidos por até U$50.000 e um deles exposto no Metropolitan Museum of Art de Nova York.
*Morou no estado de Nevada e considerava Cary Grant (com quem filmou em 1959 a ótima comédia Operation Petticoat) o seu ator favorito de todos os tempos.
*Curtis lamentava nunca ter ganho um Oscar e considera que o mundo do cinema jamais reconheceu verdadeiramente seu trabalho, mas conquistou diversas honrarias e tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
*Um dos mais conhecidos e picantes fatos dos bastidores do cinema envolvendo Tony Curtis se deu em 1959 durante as filmagens de Quanto Mais Quente Melhor. O estilista do filme, ao comentar com Marilyn Monroe durante provas de roupas (Tony e Jack Lemmon atuam quase o tempo todo travestidos de mulher) que Tony tinha nádegas mais bonitas que ela, fez Marilyn retrucar na hora, abrindo a blusa, "é, mas ele não tem isso!", mostrando os seios. A grande tragédia de sua vida, depois da dramática infância que passou, foi a morte de seu filho Nicholas aos 23 anos, em 1994, por overdose de heroína.
*Faleceu a 30 de Setembro de 2010. A notícia foi divulgada pela filha, a também atriz Jamie Lee Curtis.






Producer British American Tobacco Netherlands
Trade Mark Owner American Cigarette Company (Overseas) Ltd.

Nenhum comentário: