quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Blend (Um Barroco Moderno Atual)

 


Ouvi de grande amigo que seria eu 'um barroco. Claro, ariano que sou, fui pesquisar e saber de verdade o que viria a ser 'um barroco. Sendo gíria usada por certo grupo social ficaria difícil saber e caso não seja você um dos eleitos e/ou seus neurônios não possam mais, ou nunca puderam, fazer conexões de interpretação de entre-linha ... sigamos.
Li, me identifiquei de fato, 'copiei/colei :

"Barroco foi o nome dado ao estilo artístico que floresceu na Europa, América e em alguns pontos do Oriente entre o início do século XVII e meados do século XVIII. De certa forma o Barroco foi uma continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, com a diferença de a interpretarem e expressarem esse interesse de formas distintas. Enquanto que no Renascimento as qualidades de moderação, economia formal, austeridade, equilíbrio e harmonia eram as mais buscadas, o tratamento barroco de temas idênticos mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual. Mas nem sempre estas características são evidentes ou se apresentam todas ao mesmo tempo, houve uma grande variedade de abordagens estilísticas que foram englobadas sob a denominação genérica de "arte barroca", com certas escolas mais próximas do classicismo renascentista e outras mais afastadas dele. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um profundo respeito pelas conquistas das gerações anteriores, e de um desejo de superá-las com a criação de obras originais, dentro de um contexto social e cultural que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior."

Sempre tive a impressão que 'ser barroco seria algo austero, antigo, clássico e católico. Enganado total nunca estive e por fim ainda acrescenta e modificam algumas destas impressões para melhor. Tenho atração pelo Barroco Brasileiro ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_no_Brasil ), por Aleijadinho, Ouro Preto e suas belas igrejas, pelo ar dramático, opulento, fantasioso, místico e até profano, um bem&mal, uma libertação pacificadora e talvez prisional que vejo em algumas obras do período. Gosto de madeira, do barro, da argila, do contraste que cores e tantos materiais usados nas artes plásticas tão belamente imprimiram a visão, o pensamento, idéias de um período significativo de transformações marcantes na humanidade em geral ... como agora! 
Mas isso é uma outra história.
Pois sim, sou 'um barroco moderno atual.

 

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade.

O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência.



  

   

------------------------------------------------------------------------------------------------------



Duty Free Sweden 2002
Producer Austria Tabak Sweden
Trade Mark Owner Austria Tabak

Nenhum comentário: