Dia 09 de Fevereiro comemorou-se o centenário de nascimento da maior personalidade brasileira de todos os tempos: Carmem Miranda.
Já escrevi em posts anteriores sobre ela: o livro escrito por Ruy Castro, imperdível, sobre seus balangandãs, trejeitos, sensualidade e que tais.
Eu "descobri" Carmem Miranda lá pelos anos 70 quando havia na tv uma sessão de filmes antigos e o primeiro que vi foi "Entre a Loura e a Morena"(The Gan's All Here), de 1943, onde ela aparece no número ¨The Lady In The Tutti Frutti Hat" e um cenário colorido com bananas e morangos, wonderful, diriam os americanos, para mim, fascinante. De lá para cá, comecei a ver tudo que podia encontrar sobre esta estrela maior, e a cada filme minha admiração e encantamento só faziam aumentar. Embora perceba que Carmem é muito cultuada, mas por um público restrito em se tratado de seu valor artístico, não encontrei na época, muito material sobre sua trajetória.
Muito já se escreveu sobre sua vida e carreira mas ainda tenho a sensação que temos, nós brasileiros, uma "dívida" com ela. Nem sei bem explicar isso, mas o que alcançou nossa Pequena Notável em um período curto de tempo, com muito trabalho e infinito talento, é para poucos.
Carmem Miranda se tornou eterna e sua imagem é o símbolo de um Brasil brejeiro, colorido, alegre, sedutor.
Viva Carmem!
Abaixo, link onde pode-se encontrar informações sobre Carmem Miranda:
http://carmen.miranda.nom.br/cm_bio.htm
PHILLIP MORRIS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário