"And the Oscar goes to ... "
Frase proferida no Teatro Kodak em Los Angeles ao revela ao mundo os que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, diretor (realizador) ou cineasta, fotografia, música, roteiro (ou argumento) e melhor filme. Os ganhadores são escolhidos por mais de 5.800 membros votantes da Academia - tornam-se eleitores do Oscar todos aqueles profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prêmios. Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão a atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter Salles, Bruno Barreto e Fernando Meirelles - de diversas nacionalidades. A cerimônia de entrega do Oscar é vista ao vivo na TV por milhões de pessoas em todo o planeta e sempre traz altas curiosidades. Este ano não assisti - estou envolvido com o Carnaval carioca de rua - então só sei o que leio na Internet, não vi as celebridades, suas produções, jóias, quem chegou com quem, quem estava vestindo o que, a mais bela/elegante da noite, a mais exótica (cadê a Cher?), como estava Jack Nicholson e Nicole Kidman(sempre elegantíssima).
O Óscar (em inglês Oscar, formalmente Academy Awards (Prêmios da Academia) é o nome pelo qual são popularmente conhecidos os prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América, fundada em Los Angeles, na Califórnia, em 11 de maio de 1927. De lá para cá muitos ganharam, outros nem indicados foram, mas o fato é ser o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema.
Hollywood sempre vendeu glamour, fama, dinheiro, beleza, amor, sexo, diversão, ilusão, muita ilusão; responsável por momentos de entretenimento onde se pode "viajar" por histórias e imagens que nos prende a atenção, faz pensar, se emocionar, refletir, chorar, rir, ... o que só faz aumentar a curiosidade por saber quem/qual foi o agraciado/reconhecido como o melhor da temporada - concorrem ao prêmio todos os filmes apresentados durante pelo menos uma semana em no mínimo três cinemas do distrito de Los Angeles no ano anterior à cerimônia - além, é claro, de poder ver o espetáculo que se tornou a cerimônia de entrega do Oscar, seu "red carpet", por onde desfilam as maiores estrelas do show business internacional.
O que a Academia premia não é necessariamente o que "cai no gosto do público", questões são levadas em consideração por eles(atores indicam atores, diretores indicam diretores etc), mas concerteza são as melhores produções realizadas pela sétima arte. Interessante poder ver os filmes indicados antes da premiação e avaliar os resultados, o que não entrou nos meus planos neste 2009, vi poucas mas boas produções.
Cinema é isso, arte, diversão, entretenimento.
Vá ao cinema! Entretenha-se!
Philip Morris Marketing S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário