Ontem estava assistindo ao BBB9, isso mesmo, Big Brother Brasil que já está em sua nona edição, sucesso. Por mais que tenha algum tipo de conceito em relação a programas deste tipo, o que se pode avaliar é como se comporta o ser humano quando se envolve um sentimento tão poderoso, a ambição. Concordo que seja importante ter ambição na vida ou, como normalmente se diz, "querer crescer", sei que é necessário, mas como tudo na vida, o importante é a medida que se dá ao sentimento, a proporção. Pessoas esquecem qualquer tipo de ética, de modos no convívio social quando se tem 1 milhão em jogo, ou talvez, e vejo isso no dia à dia, algo bem menor. O mundo está cada vez mais, como dizia minha avó, "cobra comendo cobra", têm-se que "matar um leão" por dia ou as vezes até mais, e isto faz com que a disputa por um lugar ao sol seja mais feroz. A competitividade é enorme nos dias atuais, em todas as áreas.
Onde está a compaixão? A fraternidade? O amor ao próximo? A solidariedade? E tantos outros sentimentos que fazem o convívio social ser mais brando, confortável, ameno? Muitos deles se perderam no tempo. Uma lástima!
Percebo que atitudes como ceder lugar ao próximo, quando necessário for, não existe mais; dar bom dia no elevador; dizer obrigado; por favor; perguntar ao outro, verdadeiramente, como se vai; usar a honestidade para se chegar onde se quer; e tantos outras , se perderam.
Em determinados momentos penso que este tipo de atitude nos transforma em alguém apático, para alguns, um chato. As pessoas, de forma geral, não respeitam muito, geralmente são os ambiciosos de plantão que recebem mais respeito, até porque são mais competitivos.
Mas eu acredito no bom convívio social, até porque é preciso, e procuro ter ao meu lado pessoas assim, procuro!
O que falta na maioria das pessoas é fé, crença em algum poder superior, porque se existe superior também existe o inferior e acredito no livre arbítrio assim como na lei do retorno, e com isso se aprende a ter um bom convívio social. Honestamente!!!
R.J.REYNOLDS TABACOS DO BRASIL LTDA
Um comentário:
É, meu amigo, infelizmente estes tempos pós-modernos nos fizeram perder a delicadeza. Hoje tudo conspira a favor da embalagem em detrimento do conteúdo; da urgência, em desfavor da reflexão; os fins justificam os meios. Vamos seguindo, movido apenas pelo amor que temos à mui heróica e altaneira cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Fazer o quê?
Postar um comentário