terça-feira, 2 de novembro de 2010

Aura Extra (Finados é Saudade / "Canção de Amor&Tonada de Luna Llena")


Hoje é Dia de Finados, celebrado pela Igreja Católica tal qual no meu Brasil Brasileiro, país basicamente seguidor da Igreja de Roma.
Todos temos nossos entes queridos lembrados em momentos distintos e que se foram, desencarnaram.
Melhor é o exercício do silêncio, orar, meditar, se aquietar ainda mais que 'o mar aqui não tá pra peixe e são saudades infindas e com advento internet, pai Google e afins, é tudo copiar e colar e lá vai:


O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Fi%C3%A9is_Defuntos



Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana.
No Brasil, o dia da saudade é comemorado oficialmente em 30 de janeiro.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Saudade






Producer European Tobacco
Trade Mark Owner European Tobacco Plc.
Duty Free Bosnia-Herzegovina 2003

Nenhum comentário: