Sempre fui seu amante, mesmo que a distância. Hoje me sinto seu, integrado com o encontro de céu e mar, com as Ilhas Cagarras ao fundo, com o pôr-do-sol mais espetacular que existe, com os corpos saudáveis e morenos que passam em mão dupla, sua poesia, sua brisa ...
Post galeria - imagens e pouco texto - Ipanema, Sempre!!!
Wikipédia:
Ipanema é um bairro da cidade brasileira do Rio de Janeiro, fundado em 1894 pelo Barão de Ipanema. Um dos bairros mais nobres da cidade, localiza-se na zona sul da cidade e possui um belo litoral. Faz divisa com os bairros de Copacabana, Leblon e Lagoa.
O nome Ipanema significa "água ruim, rio sem peixes" em tupi-guarani. No entanto o bairro recebeu o nome Ipanema por conta de seu fundador, da mesma forma que Charles Le Blond atribuiu seu nome ao Leblon.
- A Rua 20 foi a primeira rua do bairro, atualmente chamada Visconde de Pirajá.
O desenvolvimento da Zona Sul foi forçado pela chegada da corte portuguesa no século XIX, quando a população da cidade (capital na ocasião) passou de sessenta mil para quinhentos mil habitantes. A corte preferiu seguir rumo norte, em direção à Floresta da Tijuca, enquanto o corpo diplomático e os ingleses preferiram a Zona Sul, onde só havia vilas de pescadores.
O loteamento de Ipanema começou após a fundação da Villa Ipanema em 1894 pelo Barão de Ipanema. Apesar de Ipanema ter se desenvolvido primeiro que o Leblon, as terras de Ipanema também pertenceram ao francês Charles Le Blond, que as vendeu a Francisco José Fialho, que por sua vez as vendeu ao Barão de Ipanema em 1878.
O período de maior adensamento do bairro se deu a partir dos anos 60, quando houve o avanço da especulação imobiliária sobre o bairro, substituindo casas por edifícios. Os preços dos imóveis disparam e Ipanema passa a ser um dos bairros mais caros do Rio de Janeiro. Sinônimo de vanguarda, nos anos 60 e 70, Ipanema é palco do Tropicalismo, da Bossa-Nova, do Pasquim, do Teatro de Ipanema, da tanga e do top-less.
A partir dos anos 90 passou a ser freqüentado pela comunidade homossexual de todo o Rio de Janeiro. Atualmente, conta com diversas atrações que buscam cativar este público, tanto na Praia de Ipanema quanto no bairro, como por exemplo na rua Farme de Amoedo.
O projeto paisagístico das calçadas de Ipanema é do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, em comemoração do quarcentenário da cidade.
Os visitantes da praia de Ipanema devem ter cuidado na hora de mergulhar, pois há correntezas fortes. O Arpoador, uma das pontas de Ipanema, é um paraíso do surfe. O Posto 9 é considerado um dos melhores pontos da praia carioca, frequentado por celebridades e pelos jovens. Um hábito bastante comum é aplaudir o por do sol, um costume lançado no verão de 68/69, quando o jornalista Carlos Leonam, inconformado com a beleza, começou a aplaudir, sendo logo em seguida acompanhado pela roda de amigos, que contava com a presença de Gláuber Rocha, João Saldanha, Jô Soares, entre outros. Esse costume de aplaudir o pôr-do-sol foi consagrado pelo publicitário Roberto Duailibi, numa propaganda para televisão de protetor solar.
Os tempos são outros mas, Ipanema, sempre!!!
Cia. de Cigarros Souza Cruz
Um comentário:
Renato , PRECISO FALAR COM VC URGENTE, vc já deve saber do q se trata.
Estou aguardando seu telefonema.
Postar um comentário