Hoje quero falar sobre a beleza, o belo, e não há melhor exemplo que as top models para este assunto. Vamos primeiro ao assunto beleza, falar sobre o belo.
O belo sempre foi valorizado desde que o mundo é mundo, afinal, inspira, alimenta, faz bem aos olhos e a outros órgãos do corpo humano também - e por que não? Sempre retratada nas artes plásticas, na moda, na literatura, em músicas, na cultura em geral. Cada período de tempo tem seu padrão se formos avaliar pelo aspecto beleza humana, e em outros aspectos isto ocorre também; em relação as musas, por exemplo, já foram mais cheinhas, mais brancas, mais altivas e hoje vemos a "invasão" das magricelas. Há gosto para tudo e necessidades também; isto deve, de alguma forma, representar uma época - vá saber. O importante é que é agradável admirar uma bela forma, é claro que existem gostos diferenciados, mas tem aqueles seres que, se não são unânimes, pelo menos abrangem a preferência da grande maioria no que diz respeito a beleza no conjunto da obra. Pessoas que nasceram agraciadas em formas e aspectos do belo em alta, seja pelo DNA, a genética herdada ou o que for, o fato é que ostentam um conjunto harmônico que tem a mesma serventia, para outros pobres mortais, que um colírio para os olhos. Iluminam, excitam, dão brilho, inspiração e inveja também, afinal, somos humanos.
Quando falo de beleza é óbvio que não me refiro somente aos seres humanos, temos outros tantos aspectos para admirar: na natureza, animais, nas artes e por aí vai. O que me pergunto é quem estipulou qual o padrão de beleza, se é que isso se estipula ou padroniza; tenho por mim que uma forma assimétrica, harmônica, é que mais nos enfeitiça, mas isto não quer dizer que não existam outras formas que também causam este fascínio e nem são necessariamente enquadradas em algum tipo de padrão do belo. Tem uma lista quando se descreve alguém pelos aspectos físicos, que ao ouvir imagina-se um Deus(a) Grego(a), mas na real não é bem isso que se apresenta ao vivo, o conjunto pode não funcionar, o que demonstra que não é óbvio ter este ou aquele tipo de olhos, cabelos e etc, ser sinônimo de belo. Até mesmo o termo "Deus Grego", que ainda é uma referência de belo devido as artes e esculturas que herdamos de tão antiga cultura, pode variar de pessoa para pessoa (você provavelmente tem o seu, não tem?). Estou aqui me referindo a beleza exterior, não digo sobre beleza interior, isto é assunto para post mais intimista, quase psicológico, papo outro, também interessante, mas não é o caso agora.
Abaixo reproduzo dois parágrafos que encontrei no Wikipédia em texto sobre a beleza; coloco também no final, link desta página onde pode-se encontrar informações bem mais detalhadas sobre o tema, bastante interessante, dê uma olhada.
A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. Suas formas são inúmeras, e a ciência ainda tenta dar uma explicação para o processo.
O conceito é humano, mas suas expressões são próprias da natureza, pois em parte está assentado sobre diretrizes biológicas que são ativas em inúmeras espécies superiores de seres vivos, como por exemplo, as aves e os mamíferos. Através deste aspecto, a beleza pode ser compreendida como elemento importante no processo evolutivo das espécies em questão. Até então, a beleza pode ser mensurável, já que está subordinada a padrões específicos. Mas no universo humano, ela não se resume a isso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beleza
Lá no início citei as top models como bom exemplo de beleza, claro, elas representam padrões de excelência do belo e tem por objetivo nos despertar sentimentos que nem sempre são tão positivos assim, não culpa destes belos exemplares da espécie humana, não mesmo, mas em certas situações é mesmo complicado olhar no espelho após admirar formas tão perfeitas ou beirando a perfeição. Elas servem para despertar em nós desejos e que tais e isto já vem de longa data, mas foi nos idos dos anos 80 que as ditas modelos atingiram uma posição de celebridade e atingiram o ápice em suas carreiras; surgiram nomes que ficaram eternizados e alcançaram posição só antes atingida por estrelas de cinema. Tenho me referido à estes belos seres somente no feminino, embora sejam as mais bem pagas e incensadas, existe também, lógico, as espécimes masculinas, tão belos e desejados como elas, além, é claro, de invejados tanto quanto.
A verdade é que eu quis fazer uma homenagem ao belo em forma humana e, além do texto, coloco foto de alguns modelos, masculinos e femininos, que considero expoentes neste quesito, se é que se pode falar assim. É uma seleção minha, mas tenho certeza que hão de concordar.
Abaixo coloco um link onde encontramos mais informação sobre esta "obra de arte" que são os modelos, verdadeiras "maravilhas de cenário".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_(pessoa)
Bastante há para dizer sobre o tema, mas o melhor mesmo em se tratando de beleza é admirá-la e, para deleite geral, cá estão alguns exemplares(apenas 20); com o tempo outros virão, aliás, são muitos e variados(rsrsrs).
Aproveite estes então, por hora.
Souza Cruz S.A.
Um comentário:
hehe lembrei do rodrigo lombardi, o M A R A V I L H O S O !!!! hehe
Postar um comentário