terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Marlboro (The Brazilian Bombshell)



Acabo de ler ou melhor, reler, uma deliciosa biografia de Carmem Miranda (Cia. das Letras - 597 páginas) escrita por ninguém menos que Ruy Castro, um dos melhores escritores biográficos do país. Neste período pré-carnavalesco, sim porque no Brasil fevereiro já é carnaval e olha que ainda nem estamos em fevereiro, começo a lembrar das fantasias que inundam a mente; fantasias em todos os sentidos, afinal é verão e a cidade "ferve". E ninguém melhor representou para todo o mundo, literalmente, essa malemolência, este jeito brejeiro, maroto, alegre e sedutor que Carmem Miranda. Pequena, conseguia com muito jeito e expressões marcantes encantar de forma tão única e moderna/eterna que logo seria uma notável. Impressionante como este país que a família de Carmem adotou e que ela com muito trabalho, ajudou a divulgar, não a reverencia. O único espaço(!?) que existe com um pouco da memória desta artista é um museu bem no início do Aterro do Flamengo. É claro que sabemos que o "advento" Carmem nos EUA teve em muito com a política da época - Zé Carioca é um exemplo desta troca pelo Walt Disney - mas Carmem fez melhor, virou eterna!
Nesta leitura é possível saber de onde veio Carmem, sua família, Portugal, o Rio de Janeiro de seu tempo com os costumes, a política, as maneiras do povo carioca que Ruy Castro nos leva por uma viagem por aqueles tempos(Aí que saudade de um tempo que eu não vivi!!!). Imperdível!!!
http://video.google.com/videosearch?hl=pt-BR&q=carmem+miranda&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=video_result_group&resnum=4&ct=title#hl=pt-BR&q=carmem%20miranda&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=video_result_group&resnum=4&ct=title&start=60

PHILLIP MORRIS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Um comentário:

Marcelo Aouila disse...

Carmen faz 100!
Chegaremos lá?
Sem Duvida!!