sábado, 14 de agosto de 2010

Marlboro Ultra Light (Atualizando o Sábado no Decorrer do Tempo)

   

Sempre fui um amante do sábado desde minha mais tenra idade, talvez seja porque nasci em um sábado lá na segunda metade do século passado. Faz tempo! Tempo suficiente para perceber que este dia específico da semana me deixa UP, mesmo que esta não seja minha sensação inerente no momento próximo.
Está parecendo meio Caetano: "Esse papo seu tá qualquer coisa, você tá pra lá de Marraquesh".
Nem conheço o lugar. Mas sei bem o sentido, na pele.
Então acordo, vejo o dia clarear como gosto, ouço os Bem-Te-Vis que sempre aparecem para eu brindar com eles o começo de um novo dia - um luxo tropical - e assim vou iniciando meus afazeres conforme o sabor das horas, sim, porque neste dia não há agenda controle, se possível for, deixo que ela se forme por si só, claro que já está escrita a rotineira, com item por item em roteiro como preciso, mas dou-me ao luxo de deixá-la livre. Por enquanto!
Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.
O Império Romano considerava o sábado um dia consagrado à Saturno, ao qual atribuem a origem de Roma, construindo-lhe um templo e um altar à entrada Fórum, no Capitólio. Atribui-se ainda a Saturno a criação de divindades como Juno ou Hércules e de heróis como Rómulo.
No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado "Shabat") significa "descanso," "cessação," ou "interrupção" e é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, relembrando o sétimo dia original da semana no qual Deus descansou após os seis dias de Criação do universo (Gênesis 2:1-3), que culminou com a criacao do homem e depois disto do dia de sabado que tambem santificou, tendo prescrito sua guarda no quarto mandamento da Lei de Deus, como relatado em Exodo 20. Os judeus consideram proibidas certas atividades neste dia.
Todos os países latinos, e alguns outros, acabaram adotando a expressão sábado e de acepção semelhante em função de campanha da Igreja Católica contra o paganismo, o que prova, segundo cristaos guardadores do sabado, que o setimo dia nunca se perdeu no calendario e e' o mesmo observado por Jesus, Maria e os discipulos ate' hoje. Judeus parecem concordar, pois guardam o sabado no mesmo dia que Batistas ou Adventistas do Setimo Dia. Portugal foi o unico pais a adotar nomes nao pagaos a todos os dias da semana, enquanto a maioria do paises catolicos mudaram somente o nome do 7.o e 1.o dia da semana.




Sábado em outros idiomas:

Idioma - Nome - Significado
Catalão - Dissabte - "Dia do sabá"
Italiano - Sabato - "Repouso"
Francês - Samedi - "Repouso"
Romeno - Sâmbătă - "Repouso"
Alemão - Samstag - "Repouso"
Esperanto - Sabato - "Repouso"
Holandês - Zaterdag - "Dia de Saturno"
Inglês - Saturday - "Dia de Saturno"
Japonês - 土曜日, Doyôbi - "Dia da Terra"
Chinês - 星期六, Xīng qī liù - "Sexto dia da semana"
Sueco - Lördag - "Dia do banho"
Dinamarquês - Lørdag - "Dia do banho"
Hebreu - שבת, Shabāt - "Repouso"
Latim - Dies Saturni - "Dia de Saturno"


Tudo acima só para ilustrar o que esse dia da semana tem como significado através dos tempos, ou no início dos tempos que hoje conhecemos. Só que sábado ainda tem bem um ar pagão, mas admito ser hoje mais a sexta, que já leva apelidos bem profanos.
Tempos outros eram os famosos Embalos de Sábado á Noite (Saturday Night Fever), como bem mostrava John Travolta nos anos 70. Mas tudo passa e passou. Prefiro estar bem, positivo e atuante em uma manhã de domingo, sem os "encostos" e as "nuvens" escuras que insistem em acompanhar meu ser após incursões por ares digamos ... eletrizados (mas que ainda gosto muito, vez por outra).
Curto Unplugged.
Sou fã de observar o cotidiano, que seja o virtual, ou o real, ou atual, factual ... o geral!
Estar atual.
Pronto! Assim atualizo meu amado blog - o filho primogênito - a dias sem atenção.


"Acho que sábado é a rosa da semana".
Clarice Lispector



Souza Cruz S.A.

Nenhum comentário: