domingo, 22 de agosto de 2010

Boa Vista (Santo Expedito: Santo da Hora)

    


Resolvi dar uma atenção ao blog nesta manhã de domingo, dia de oração e descando, e pensando  no tema/assunto a ser abordado. No meio de tantas turbulências no meu caminhar - sigo sem reclamar (será? difícil isso) - é muito bem vinda, primordial.
Me plugo. Último post foi sobre espiritualidade e este é sobre Santo Expedito, um santo da Igreja Católica Apostólica Romana. Popularmente considerado o Santo das causas justas e urgentes. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Expedito)



Santo Expedito foi martirizado na Armênia, ele era militar, e um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!
Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: "Hodie", que quer dizer hoje: "Nada de protelações é para já"!

Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo.
Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.



Festa de Santo Expedito 19 Abril

Santo Expedito é bem reverenciado em minha família materna, emprestou seu nome a tios e primos e nasci 4 dias antes de sua festa (será que lá estive? não lembro, devia estar chapado, sei lá!).






Estou espiritualizando-me sim, do jeito estúpido que tenho de ser mas desperto, positivo e operante, como bem disse meu Santo da Hora.
Faz-se necessário.
Oremos!




Producer Tabasur S.A.
Duty Free Brazil 2004

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tabacaria Universal (Espiritualidade é Luz Eterna)


Por vezes minha veia cristã aflora e assuntos ligados a religião fundada e seguida pelos discípulos de Cristo, me vem à tona.
Quando ainda bem garoto curtia as passagens da Bíblia - de quem ela era extremamente conhecedora - e as histórias dos Santos Católicos que minha avó materna contava. Ficava fascinando nas tardes de férias na fazenda em sua adorável companhia.
Tenho minhas crenças (adquiridas ao longo de vivências), rituais que costumo cumprir - do simples ao complexo - que me trazem paz além de serem elo de ligação com meu Poder Superior e minha essência espiritual. Apazigua meu coração e mente deixando com que os sentimentos aflorem sem extremos, sem desconcertos.
Tive formação Católica (consigo separar facilmente dos ensinamentos de Cristo) como todo bom nativo das terras colonizadas por Portugal - nosso caso Brasil. Não irei aqui de forma alguma entrar em questões de certo ou errado ou em polêmicas sobre opiniões religiosas e que tais, até porque tenho por princípio a certeza que todos os caminhos levam à Deus. Somente posso afirmar que comigo funciona sempre quando me conecto de verdade com energias do bem, que podem vir através de elementos da natureza e sua exuberância, do sorriso de uma criança, da simpatia de um semelhante, de uma ação de generosidade de minha parte, de praticar o que aprendi em anos de busca espiritual, da expressão da boa educação que recebi, de uma atitude de compaixão, de sentimentos verdadeiros de gratidão, ao contemplar o belo, ao me cuidar, me preservar ... Não é difícil, basta que me respeite.
Gosto de saber a trajetória de personagens Bíblicos, da vida dos que se tornaram Santos e suas privações, os martírios sofridos por convicções, opiniões, atitudes e crenças. Seres humanos como nós que com seus exemplos demonstraram a força interior que temos para seguir com fé no que acreditamos, incondicionalmente.
Certa vez ouvi que religião é a expressão de luz na escuridão. Prefiro dizer que Espiritualidade é Luz Eterna. Gosto de saber que posso ser humano - "Nunca Fui Santa" ("Bus Stop", com Marilyn Monroe) - e para isso mantenho em dia minhas conexões com as energias do bem.


Para o cristianismo católico, são santos todos aqueles que foram convertidos e salvos por Jesus Cristo. Em Igrejas como a Católica, a Ortodoxa e a Anglicana, pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber oficialmente o título de Santo. Esse título é uma espécie de "certificado de garantida" de que a pessoa está na graça de Deus (no céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivíduo não seja um santo. Em muitas Igrejas Protestantes, onde não há qualquer processo de canonização, a palavra é muitas vezes usada mais genericamente para designar qualquer pessoa que é cristã.


Há mais de dez mil santos e beatos católicos. Entre as Igrejas ortodoxas e as Igrejas ortodoxas não-calcedonianas (ex: Igreja Ortodoxa Copta), os números podem ser ainda maiores, uma vez que não há um processo fixo de "canonização" e cada jurisdição nestas duas comunidades ortodoxas mantém listas paralelas de santos que podem ou não coincidir parcialmente.
Esta é uma lista de santos ordenada alfabeticamente pelo primeiro nome (se necessário também por apelido, incluindo o local ou atributo).


Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.
De acordo o dicionário eletrônico Michaelis, Ritual tem a seguinte definição: adj m+f (lat rituale) 1 Pertencente ou relativo aos ritos. 2 Que contém os ritos. sm 1 Livro que contém os ritos, ou a forma das cerimônias de uma religião. 2 Cerimonial. 3 Conjunto das regras a observar; etiqueta, praxe, protocolo. Frente à tal diversidade, evidenciamos, logo, que ritual não está apenas ligado à religião ou formas de expressão religiosa. Um ritual acontece em concomitância de sujeitos, tempo e espaço. Necessita, também, de objetivos, procedimentos, técnicas, instrumentos, objetos ...


Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor pelo que acredita,confia e aposta.
A fé não é baseada em evidências, e portanto as alegações da fé não são reconhecidas pela comunidade científica. É geralmente associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente no contexto religioso, usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular.
A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais e a motivos nobres ou estritamente pessoais. Pode estar direcionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida. Também não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência racional.

Oração é uma prática religiosa comum a diversas confissões religiosas. É vulgarmente designada como uma relação, uma conversa ou um ato de reconhecimento e louvor diante de um ser transcendente ou divino.
O propósito da oração (Mt 6, 5-13) não seria o de alterar a vontade de Deus, mas de obter para si mesmo e/ou para os outros bênçãos e graças que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser solicitadas para se obter.

Uma definição do verbo "orar" que demonstra o pensamento ateu é a de Ambrose Bierce, no seu The Devil's Dictionary (O dicionário do Diabo):


orar, v. Pedir que as leis do universo sejam anuladas em favor de um único postulante, que se confessa indigno.
—Ambrose Bierce

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o)

Segunda-feira tenho por costume acender vela para almas de entes queridos que já se foram e deixaram bons exemplos e muitas saudades.]
Descansem em paz!


Segunda-feira, dia de orações pelas Almas do Purgatório

Os que se purificam no purgatório constituem a chamada Igreja padecente. A teologia afirma que o maior sofrimento no purgatório é a pena do dano, isto é, não poder ver Deus, o único bem desejável.


“Sentir um ímpeto de ir para Deus, sem o poder satisfazer, é o maior sofrimento que se possa imaginar; é, propriamente, o purgatório.” (Santa Catarina de Gênova)

Além desse irresistível desejo de Deus, que não pode ser ainda satisfeito, há outros sofrimentos: a lembrança dos pecados cometidos que a levaram a essa situação; o esquecimento dos vivos; a incapacidade de ajudar-se.
Portanto, lembremo-nos com freqüência das almas em nossas orações, a fim de que se apresse para elas a hora da libertação, do encontro final e definitivo com Deus.



Oração:

Terço pelas Almas

Início:
Pai Nosso, Ave Maria, Credo

Após cada Mistério, dizer:
Dai-lhes Senhor o eterno descanso, e a luz perpétua os ilumine

1º Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas dos Sacerdotes e Religiosos as riquezas da vossa infinita misericórdia. (10 vezes)

2º Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas mais devotas de Nossa Senhora as riquezas da vossa infinita misericórdia. (10 vezes)

3º Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas dos nossos parentes, amigos e benfeitores as riquezas da vossa infinita misericórdia. (10 vezes)

4º Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas de todos os fiéis defuntos as riquezas da vossa infinita misericórdia. (10 vezes)

Salve Rainha...

Oremos:
Ó Deus, criador e redentor dos vossos fiéis, dai aos vossos filhos e filhas a remissão de todos os pecados, a fim de que obtenham com as nossas súplicas o perdão que sempre desejaram. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.







sábado, 14 de agosto de 2010

Marlboro Ultra Light (Atualizando o Sábado no Decorrer do Tempo)

   

Sempre fui um amante do sábado desde minha mais tenra idade, talvez seja porque nasci em um sábado lá na segunda metade do século passado. Faz tempo! Tempo suficiente para perceber que este dia específico da semana me deixa UP, mesmo que esta não seja minha sensação inerente no momento próximo.
Está parecendo meio Caetano: "Esse papo seu tá qualquer coisa, você tá pra lá de Marraquesh".
Nem conheço o lugar. Mas sei bem o sentido, na pele.
Então acordo, vejo o dia clarear como gosto, ouço os Bem-Te-Vis que sempre aparecem para eu brindar com eles o começo de um novo dia - um luxo tropical - e assim vou iniciando meus afazeres conforme o sabor das horas, sim, porque neste dia não há agenda controle, se possível for, deixo que ela se forme por si só, claro que já está escrita a rotineira, com item por item em roteiro como preciso, mas dou-me ao luxo de deixá-la livre. Por enquanto!
Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.
O Império Romano considerava o sábado um dia consagrado à Saturno, ao qual atribuem a origem de Roma, construindo-lhe um templo e um altar à entrada Fórum, no Capitólio. Atribui-se ainda a Saturno a criação de divindades como Juno ou Hércules e de heróis como Rómulo.
No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado "Shabat") significa "descanso," "cessação," ou "interrupção" e é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, relembrando o sétimo dia original da semana no qual Deus descansou após os seis dias de Criação do universo (Gênesis 2:1-3), que culminou com a criacao do homem e depois disto do dia de sabado que tambem santificou, tendo prescrito sua guarda no quarto mandamento da Lei de Deus, como relatado em Exodo 20. Os judeus consideram proibidas certas atividades neste dia.
Todos os países latinos, e alguns outros, acabaram adotando a expressão sábado e de acepção semelhante em função de campanha da Igreja Católica contra o paganismo, o que prova, segundo cristaos guardadores do sabado, que o setimo dia nunca se perdeu no calendario e e' o mesmo observado por Jesus, Maria e os discipulos ate' hoje. Judeus parecem concordar, pois guardam o sabado no mesmo dia que Batistas ou Adventistas do Setimo Dia. Portugal foi o unico pais a adotar nomes nao pagaos a todos os dias da semana, enquanto a maioria do paises catolicos mudaram somente o nome do 7.o e 1.o dia da semana.




Sábado em outros idiomas:

Idioma - Nome - Significado
Catalão - Dissabte - "Dia do sabá"
Italiano - Sabato - "Repouso"
Francês - Samedi - "Repouso"
Romeno - Sâmbătă - "Repouso"
Alemão - Samstag - "Repouso"
Esperanto - Sabato - "Repouso"
Holandês - Zaterdag - "Dia de Saturno"
Inglês - Saturday - "Dia de Saturno"
Japonês - 土曜日, Doyôbi - "Dia da Terra"
Chinês - 星期六, Xīng qī liù - "Sexto dia da semana"
Sueco - Lördag - "Dia do banho"
Dinamarquês - Lørdag - "Dia do banho"
Hebreu - שבת, Shabāt - "Repouso"
Latim - Dies Saturni - "Dia de Saturno"


Tudo acima só para ilustrar o que esse dia da semana tem como significado através dos tempos, ou no início dos tempos que hoje conhecemos. Só que sábado ainda tem bem um ar pagão, mas admito ser hoje mais a sexta, que já leva apelidos bem profanos.
Tempos outros eram os famosos Embalos de Sábado á Noite (Saturday Night Fever), como bem mostrava John Travolta nos anos 70. Mas tudo passa e passou. Prefiro estar bem, positivo e atuante em uma manhã de domingo, sem os "encostos" e as "nuvens" escuras que insistem em acompanhar meu ser após incursões por ares digamos ... eletrizados (mas que ainda gosto muito, vez por outra).
Curto Unplugged.
Sou fã de observar o cotidiano, que seja o virtual, ou o real, ou atual, factual ... o geral!
Estar atual.
Pronto! Assim atualizo meu amado blog - o filho primogênito - a dias sem atenção.


"Acho que sábado é a rosa da semana".
Clarice Lispector



Souza Cruz S.A.

domingo, 8 de agosto de 2010

Continental (Dia dos Pais)




Dia doa Pais: Para quem é Pai, Parabéns! Olhe pelos seus.
Para quem é filho, Agradeça! Participe com o seu.
Para quem está s/ Pai e Filho, Ore e Aproveite bem seu dia.





Souza Cruz S.A.