quinta-feira, 4 de março de 2010

Palace (Divas: Expressões de Glamour Nestes Tempos Cinzentos)


Nestes dias cinzentos em que o noticiário só nos traz informações cada vez mais catastróficas, resolvi fazer, no FaceBook, uma homenagem as grandes e verdadeiras divas da sétima arte. Claro que é uma lista feita por mim, mas que com certeza, são as 4 mais cortejadas, copiadas e celebradas estrelas de todos os tempos. Marcaram época e alteraram conceitos, atitudes, costumes, indumentária e até, por que não, posição na sociedade. Até hoje estas belas são reverenciadas. São ícones de comportamento, símbolo de beleza, glamour e sonho de muitos.
Quando o Rio de Janeiro festejou seus 445 anos de fundação, pesquisei no pai Google alguns vídeos com imagens da Cidade Maravilhosa em tempos outros, desde fotos do séc.XVIII, gravuras de séc. mais distantes até algumas imagens da déc. de 60. Vi um Rio mais tranquilo, bucólico eu diria, uma beleza mais natural onde a própria geografia da cidade e sua exuberância eram os verdadeiros cartões-postais. O vestuário pelas ruas, a limpeza da cidade ... a impressão que tenho é de um Rio mais cordial. O que terá acontecido com a Cidade Maravilhosa? Uns podem dizer que foi o progresso, outros os desmandos sucessivos de governantes além da desatenção da própria população. Será que o Rio deveria ser mesmo o tal balneário que muitos o chamam? Balneário talvez, mas não uma metrópoli com todos os seus predicados e adjetivos, negativos e positivos. É uma longa discussão, o que sei é que meu Rio de Janeiro continua lindo.
O mesmo sinto em relação as estrelas de cinema, não possuem a mesma aura destas 4 divas. Não se tem mais divas. Hoje são celebridades, muitas instantâneas, belas com certeza, mas glamour é um termo de época.

A palavra “GLAMOUR” vem do escocês e tem sua origem na palavra “GRAMMAR”, “gramática”. Nos tempos medievais, somente poucos clérigos sabiam ler e escrever e tinham conhecimento de gramática. Para todos os outros, a gramática era associada a práticas ocultas, misteriosas e mágicas. Naquela época, a palavra “GRAMMAR”, em inglês, significava “encantamento”, “feitiço”. Em escocês, a palavra era escrita com “L” em vez de “R”, como “GLAMMAR” e, mais tarde virou “GLAMOUR”. “GLAMOUR”, no sentido atual - qualidade excitante e extraordinária que faz com que certas pessoas ou coisas pareçam atraentes, charmosas e na moda - vem do século XX e da influência do cinema americano.



Abaixo, foto, link e um vídeo de cada diva homenageada (pai Google e YouTube). São elas: GRETA GARBO, MARLENE DIETRICH, MARILYN MONROE e BRIGITTE BARDOT.

 




***********************************************************************************

 





***********************************************************************************

 





***********************************************************************************

 







PHILLIP MORRIS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Nenhum comentário: