sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Parliament (Escola de Samba: Apoteose no Grupo Especial)

 


Definitivamente a vida anda muito rápida. Bem encerramos um ano e celebramos a chegada de outro, eis que surge o Momo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Rei_Momo ) gritando que sua festa já vai começar. Na TV, uma mulata beleza rebola colorida - tá tudo ficando colorido demais pro meu gosto! Bandas e blocos ( http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/guia/?Canal=243 ) já se concentram e espalham alegria e sujeira pelas ruas da cidade (o Prefeito é adepto do tratamento de choque e está tentando pôr ordem no "galinheiro" - até o momento gosto do que vejo).
É Carnaval ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval ), a maior festa popular do planeta, uma democracia no seu esplendor!
Wikipédia:
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".

O Rio de Janeiro sabe muito bem o que é um Carnaval de verdade. Além de blocos e bandas, criou o Sambódromo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Samb%C3%B3dromo_da_Marqu%C3%AAs_de_Sapuca%C3%AD ) com o esperado Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfile_das_escolas_de_samba_do_Rio_de_Janeiro ). É uma apoteose! Para se sentir Carioca de verdade, além dos pontos turísticos, é preciso assistir um jogo no Maraca e desfilar em uma Escola de Samba ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_samba ) - não tem emoção igual.
Aproveite com sabedoria!




Abaixo, lista das Escolas do Grupo Especial 2010 por ordem de desfile:

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Uni%C3%A3o_da_Ilha_do_Governador 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Imperatriz_Leopoldinense 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Unidos_da_Tijuca

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Unidos_do_Viradouro 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Acad%C3%AAmicos_do_Salgueiro 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nil%C3%B3polis 


http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Mocidade_Independente_de_Padre_Miguel 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Unidos_do_Porto_da_Pedra 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Portela 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Acad%C3%AAmicos_do_Grande_Rio 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Unidos_de_Vila_Isabel 

http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Esta%C3%A7%C3%A3o_Primeira_de_Mangueira 






PHILLIP MORRIS BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Nenhum comentário: