quarta-feira, 30 de junho de 2010

Continental (E Jesus Criou São Pedro)

     

Nos meses de Junho e Julho alguns santos católicos são celebrados. São padroeiros/protetores de uma legião de devotos que procuram suas paróquias com o objetivo de prestar homenagens, agradecer uma graça alcançada, fazer pedidos ... orar.

Wikipédia:
A comunidade de Roma foi fundada e evangelizada pelos apóstolos PedroPaulo e é considerada a única comunidade cristã do mundo fundada por mais de um apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles. Por esta razão desde a antiguidade a comunidade de Roma (chamada atualmente de Santa Sé pelos católicos) teve o primado sobre todas as outras comunidades locais (dioceses); nessa visão o ministério de Pedro continua sendo exercido até hoje pelo Bispo de Roma (segundo o catolicismo romano), assim como o ministério dos outros apóstolos é cumprido pelos outros Bispos unidos a ele, que é a cabeça do colégio apostólico, do colégio episcopal. A sucessão papal (de Pedro) começou com São Lino (67) e, atualmente é exercida pelo papa Bento XVI.

 

Pedro (século I a.C.BetsaidaGaliléia — cerca de 67 d.C., Roma) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.
Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha, que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha. Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa. Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca (agora destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana".

  

Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador.
Segundo o relato no Evangelho de São LucasPedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com São Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barca que foi afastada um pouco da margem.

   

Toda a primeira parte do Evangelho gira em torno da pergunta: quem é Jesus? Simão foi o primeiro dos discípulos a responder essa pergunta: Jesus é o filho de Deus. É esse acontecimento que leva Jesus a chamá-lo de Pedro.
A partir da década de 1950 intensificaram-se as escavações no subsolo da Basílica de São Pedro, lugar tradicionalmente reconhecido como provável túmulo do apóstolo e próximo de seu martírio no muro central do Circo de Nero.
Foram encontrados, em um nicho, fragmentos de ossos de um homem robusto e idoso, entre 60-70 anos, envoltos em restos de tecido púrpura com fios de ouro que se acredita, com muita probabilidade, serem de São Pedro. A data real do martírio, de acordo com um cruzamento de datas feito pela arqueóloga, seria 13 de outubro de 64 d.C. e não 29 de junho, data em que se comemorava o traslado dos restos mortais de São PedroSão Paulo para a estada dos mesmos nas Catacumbas de São Sebastião durante a perseguição do imperador romano Valeriano em 257.

  




Cia. de Cigarros Souza Cruz

domingo, 27 de junho de 2010

Hollywood (Realizações na Terra Com o Grande Barato da Vida de Descobrir Seu Tempo e Se Adaptar à Ele)

   

Estou, como costumeiro(!?), em fase nostálgica, repassando o passado literalmente. Talvez seja o fato de ser intimado a vasculhar passado/presente/futuro de família, algo que fugi toda minha vida, mas não adianta, ou não fiz bem feito, de forma completa e decisiva, ou o Mundo, o Universo é assim mesmo. O mais importante na jornada não são necessariamente nossos desejos - existe a máximo que somos o que desejamos, discordo! Somos o que realizamos.
Realizar engloba uma série de fatores que tem a disciplina incluída assim como coragem, a disposição, a fé, a ação, a humildade e etc etc etc. Infinito. Um exercício eterno, que não tem começo nem fim, que dura sempre; imortal; incessante; ; imutável; O Eterno. Deus. (Aurélio).
Realizar no bom e velho eterno Aurélio:
1.Tornar real, existente. (pode ser o tal desejo, sei lá)
2.Pôr em prática. (ação)
3.Converter em dinheiro. (lucro, reconhecimento)
4.Cumprir-se, verificar-se
5.Acontecer.


O importante é realizar; não importa qual o assunto. É estar ativo, atuante na vida, mesmo que sua atividade seja pintar porcelanas, fazer canoagem, passear com os cães, surfar, bloguear, uma boa leitura ... o que importa é que lhe der prazer, lhe alimente, faça com que aqueles instantes ali, compenetrado somente e tão somente na sua escolhida e prazerosa atividade, sejam os momentos mais revigorantes possíveis para na hora que o Dragão mostrar suas labaredas, você esteja altamente com as baterias carregadas. Será preciso. Vá por mim.
Você pode, você consegue.
Cada dia acordo com uma pequena , ou não (mano Caetano, maravilhoso), lista de afazeres que podem variar do responder um e-mail, ligar para aquele aniversariante que merece tal ação, ou ir ao banco ou sei o que, mas que me deixe pelo menos a impressão de estar em atividade, apertadíssimo, não a toa, realizando tarefas, mesmo que as domésticas, mas dignamente como qualquer outro ser humano do bem existente na fase da Terra.
Uma frase/questão bem pertinente é ... O Grande Barato na Vida É Descobrir Seu Tempo e Se Adaptar à Ele.




Souza Cruz S.A.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Yank Azul (Meu Convívio Com os Felinos e Seus Adoráveis Donos)

   


Nunca fui um apaixonado por gatos. Nada contra mas também nada muito a favor. 
Na minha casa de infância, diversas espécies de bichos se hospedaram, deram crias e lá viveram por um bom período, mas nunca gatos. Cachorros foram vários. Pássaros então, nem se fala.
Não que tivéssemos explicitamente algo contra gatos, mas uma casa onde os pássaros e os cães são os melhores amigos dos donos ... não cabe um gato, embora tive uma recente experiência em que convivi com 18 gatos, 5 cachorros, alguns micos, sabe-se lá mais o que havia naquela parte da Mata Atlântica pelos lados de Jacarepaguá, todos em plena harmonia. Foi uma enriquecedora breve temporada. 
Antes disto já havia convivido mais amiúde com uma bela gata chamada Camila (de um grande amigo/irmão). Aí, fizemos amizade e Camila adorava dormir comigo, o que me causava certa aflição com receio de qualquer movimento de minha parte que pudesse despertar os instintos felinos da adorada bichana. Nos dávamos bem.
Camila um dia se foi.
Luto total!
A ausência de gatos na casa deste amigo/irmão me afastou do convívio com tais bichanos, mas como esta é sua grande paixão ... quadros, fotos, souvenirs, livros, posters e etc etc etc com "motivo gato", podem ser encontrados em qualquer parte do apartamento. 
Agora lá reside Mika (me fugiu seu nome completo, um furo), uma belíssima gata de ancestrais diretos egípcios, se não me engano, e cheia dos silimaleques. Frágil, espécie pura, imunidade baixa, uma fidalga, sangue azul.
Com tudo isso acabei me afeiçoando ao animal que, belo e de uma elegância ímpar, desfila vez por outra ao nosso redor (super ciumenta e adoro quando ela contorna um belo tapete da sala de estar, muito peludo para seu gosto; hilário).
Isso não faz com que passe por minha mente ter um gato ou outro animal que seja. Já tive vários na infância, mas eles morrem e eu sofro ... e muito!
Prefiro, por enquanto (olha já titubeando), interações breves e admirá-los de longe.
Fiz um álbum no Picasa intitulado 25 Cats (http://picasaweb.google.com/renatocorrea1967/25Cats#) .
Minha homenagem a esses adoráveis felinos e seus companheiros donos.


*O segredo da boa convivência é a tolerância nas diferenças.
*À noite todos os gatos são pagos.

   






CIA SULAMERICANA DE TABACOS

domingo, 20 de junho de 2010

Plaza (Uma Homenagem / José Saramago)



José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã16 de Novembrode 1922 — Lanzarote18 de Junho de 2010) foi um escritorargumentistajornalistadramaturgocontista,
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
De entre as premiações destacam-se o Prémio Camões (1995) - distinção máxima oferecida aos escritores de língua portuguesa; o Nobel de Literatura (1998) - o primeiro concedido a um escritor de língua portuguesa.
A carreira de Saramago foi acompanhada de diversas polémicas. As suas opiniões pessoais sobre religião ou sobre a luta internacional contra o terrorismo são discutidas e algumas resultam mesmo em acusações de diversos quadrantes.



Souza Cruza S.A.

domingo, 13 de junho de 2010

Columbia (Vivendo Referências da Vida Real no Universo Virtual)

    


Quando ela chegou não me apaixonei logo de imediato, isso aconteceu aos poucos. Não tinha achado algo que me fizesse estar conectado de fato, que me inspirasse, que me seduzisse, que me abrisse um leque de possibilidades para que eu, em meus costumeiros momentos all by myself (Tom Jones, inesquecível), pudesse escolher interagir sim ou não e de que forma. Onde pudesse me expressar sem se importar com o alheio. Que horas passassem sem serem percebidas. Que a cada click uma novidade (Saudades Mara Manzan). Em cada página virada - lembrei  "Folhetim", de Chico Buarque - algo que surge e nos faz atento ficar sem pensar em outro programa fazer não permitindo que "outros olhos e armadilhas" (Marina, kd está vc?) nos invada a mente (como é possível o ser humano, por vezes, ser seu pior inimigo?!). 
Uma companheira, ou companheiro, não há espaço aqui para gênero, número e grau. 
O que acontece é que se fica cada vez mais - de novo! - recluso em meu próprio Mundo que se transforma em um Universo tamanha as possibilidades que ela oferece.
Sim! A Internet
Esta que tem sido minha parceira nos últimos tempos, a presença mais constante e o maior motivo de momentos de prazer e glória, de diversão e artes. De entretenimentos e sedução. Uma referência.
Nunca pensei, tinha até minhas ressalvas, uma certa implicância, mas hoje eu a reverencio.
Achava "fria", sem o famoso "calor humano" - ainda sinto falta do "olhos nos olhos, quero ver o que você diz" (Ah! Olhos cor de ardósia ...), do "Cara a Cara" (Marília Gabi Gabriela).
Mas que calor humano é esse que se faz presente em Tempos Modernos? ... (novela?!
Não! Vida real).




Companhia de Cigarros Souza Cruz

sábado, 5 de junho de 2010

Vivo Maracanã - Homenagem a Seleção Brasileira

Fico orgulhoso sim, em ter participado da produção, mesmo que breve.
Sou VIVO desde o início.




PS: Em respeito a Seleção Brasileira e a seus torcedores, este post não terá menção a qualquer marca de cigarro, como de costume.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Universal Red (Aí de Ti, Desplugado / "Pela Internet")

  


Já devo ter postado este clip de Gilberto Gil alguma vez, com certeza. "Pela Internet".
Esta semana, aliás, no feriado, fiquei sem o plug para carregar a bateria do TATO, meu NoteBook. Uma loucura! Me senti completamente sem ação, como se estivessem me desconectado do mundo ... sei que do virtual, mas perco o contato com várias fontes, formas, lugares, fotos, assuntos, documentos, pessoas, possibilidades, diversão e arte, buscas, entretenimentos, descobertas, lembranças, recordações, prazeres, deleites ... se continuar, acabo com o dicionário.
A Internet hoje é fato, não tem discussão. Lembro bem o tempo quando, lá pelo início dos anos 90, quando começou a "popularização" do uso da internet e seu crescimento meteórico. Começou uma troca de e-mails - mais um endereço para contato, o celular ainda era uma novidade no geral - sites foram aparecem e nos mostrando um leque de possibilidades que são infindas, salas de bate papo, redes sociais, etc etc etc. A cada dia são novidades e mais novidades em assuntos diversos. Tudo vai, aos poucos, sendo informatizado e aí de ti, não estar neste plug universal.

Pela Internet
Composição: Gilberto Gil


Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...(2x)
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...






Universal Leaf Tabacos